Projeto Educação Infantil

A educação é um processo social, é desenvolvimento.

Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

John Dewey

OBJETIVO DO CONVÊNIO

Garantia de atendimento GRATUITO pela institui√ß√£o por meio da SEDF a 275 (duzentas e setenta e cinco crian√ßas, de ambos os sexos) no Servi√ßo de Educa√ß√£o Infantil, primeiro n√≠vel de educa√ß√£o b√°sica, compreendendo a faixa et√°ria de 01 a 03 anos em jornada de tempo integral de 10 (dez) horas di√°rias, de 7:00 √†s 17:00 horas, de segunda √† sexta-feira. Com a perspectiva de buscar por meio de a√ß√Ķes pedag√≥gicas a realiza√ß√£o de atividades com foco na estimula√ß√£o, no l√ļdico e no desenvolvimento integral, proporcionando um atendimento que contribua a crescerem como cidad√£os norteados pelos fins b√°sicos da educa√ß√£o formal prevista na LDB, Instru√ß√£o Normativa n¬ļ. 01/2005-CGDF.

META PROPOSTA

Realizar a pr√°tica pedag√≥gica, viabilizar orienta√ß√£o e apoio s√≥cio ‚Äď familiar, oferecer acompanhamento psicol√≥gico, nutricional e assist√™ncia religiosa sem proselitismo.

Diariamente √© realizada pela equipe t√©cnica (diretora pedag√≥gica, assistente social, psic√≥logo, nutricionista, coordenadora pedag√≥gica, professores e monitores) a recep√ß√£o e o acolhimento das crian√ßas e fam√≠lias. Esta atividade visa √† aproxima√ß√£o entre fam√≠lias / crian√ßas / educadores, possibilitando um ambiente harm√īnico de integra√ß√£o, seguran√ßa, prote√ß√£o, confian√ßa, troca de experi√™ncias, esclarecimentos de rotinas e observa√ß√£o entre os professores, monitores e os respons√°veis pelas crian√ßas.

No intuito de interagir e brincar, cuidar e educar s√£o realizadas as a√ß√Ķes e presta√ß√£o de assist√™ncia como atividades rotineiras e di√°rias sendo higiene, alimenta√ß√£o balanceada com cinco refei√ß√Ķes, atividades l√ļdico-pedag√≥gicas, acompanhamento nutricional, assist√™ncia psicol√≥gica e assist√™ncia religiosa sem proselitismo.

Na √°rea pedag√≥gica as atividades s√£o planejadas semanalmente pelos professores, avaliadas e supervisionadas pela coordenadora pedag√≥gica durante as coordena√ß√Ķes que acontecem duas vezes por semana no total de 5 horas semanais.

Cotidianamente, na √°rea de Educa√ß√£o Infantil as a√ß√Ķes s√£o realizadas de acordo com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que emergem dos princ√≠pios √©ticos, est√©ticos e pol√≠ticos expressos nas DCNEI (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer) os Campos de Experi√™ncias  e Objetivos de Aprendizagens do  Curr√≠culo em Movimento da Educa√ß√£o Infantil do Distrito Federal inclusos nos Eixos Transversais: Educa√ß√£o para a Diversidade/Cidadania e  Educa√ß√£o em e para os Direitos Humanos/ Educa√ß√£o para a Sustentabilidade e Eixos Integradores (Cuidar e Educar, Brincar e Interagir) como: O eu, o outro e o n√≥s; Corpo, gestos e movimentos; Tra√ßos, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imagina√ß√£o; Espa√ßos, tempos, quantidades, rela√ß√Ķes e transforma√ß√Ķes

Semanalmente tamb√©m s√£o realizadas reuni√Ķes pedag√≥gicas com as monitoras no total de 2 horas semanais (segunda-feira das 08h √†s 10h) para melhor organiza√ß√£o do trabalho e aprendizado das crian√ßas.

As reuni√Ķes t√©cnicas (constitu√≠das por coordenador geral, diretora pedag√≥gica, coordenadoras pedag√≥gicas, assistente social, nutricionista, secret√°ria escolar, administra√ß√£o e psic√≥loga) para acompanhamento e avalia√ß√£o do trabalho s√£o realizadas conforme a demanda.

São realizadas diariamente pelas professoras, conforme a proposta da missão institucional a realização dos momentos de meditação e louvor para os educandos (sem proselitismo).

As atividades l√ļdicas e recreativas ocorrem diariamente para as crian√ßas por meio de jogos e brincadeiras, nos ambientes de sala de atividades, p√°tio, parque, quadra poli esportiva, sol√°rio, sala de leitura, gramado e brinquedoteca. De forma l√ļdica, tais atividades t√™m o objetivo de apreender o tema trabalhado de acordo com o Curr√≠culo em Movimento da Educa√ß√£o Infantil do Distrito Federal), PPP, calend√°rio institucional e o documento Orienta√ß√Ķes Pedag√≥gicas para as Institui√ß√Ķes Educacionais Parceiras que ofertam Educa√ß√£o Infantil.

VII PLENARINHA ‚ÄúBRINCANDO E ENCANTANDO COM HIST√ďRIAS

REFLEX√ÉO…