SCFV РServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Assegurar o atendimento gratuito no per√≠odo contr√°rio ao da escola √†s crian√ßas e adolescentes, complementando a a√ß√£o da fam√≠lia. Os atendimentos seguem divididos de acordo com as faixas et√°rias, quantitativo e oficinas construtivas, sendo realizado um planejamento mensal de acordo com as a√ß√Ķes e percursos por atividades.

Esse atendimento visa a desenvolver atividades esportivas, culturais, art√≠sticas e de lazer, que venham a garantir a aquisi√ß√£o progressiva aos usu√°rios a fim de prevenir juntamente com as fam√≠lias a ocorr√™ncia de situa√ß√Ķes de risco social, fortalecer os v√≠nculos familiares incentivando a socializa√ß√£o e a conviv√™ncia social e comunit√°ria, buscando o enfrentamento da vulnerabilidade e o desenvolvimento de a√ß√Ķes inter-geracionais por meio de atividades transdisciplinares dentro das oficinas ofertadas, sendo essas:

Artes/Artesanato/Reciclagem

A relev√Ęncia do trabalho com express√Ķes art√≠sticas justificam-se por estas trabalharem o sentimento, a capacidade criadora, desenvolvimento do racioc√≠nio, imagina√ß√£o e a percep√ß√£o, bem como oferecem ricas oportunidades para o desenvolvimento humano. Despertando nos usu√°rios as habilidades de pensamento art√≠stico, amplia√ß√£o da sensibilidade, reflex√£o, linguagem, aprender a apreciar e refletir sobre as formas da natureza, manifesta√ß√£o das emo√ß√Ķes e da personalidade.

Capoeira

A relev√Ęncia do trabalho com a express√£o cultural brasileira justifica-se por esta despertar os limites corporais e espaciais, limite do meu corpo e espa√ßo, e seu corpo e seu espa√ßo, preocupa√ß√£o com o outro, busca da harmonia no jogo de capoeira, ordem e disciplina. Despertando nos usu√°rios a vis√£o do indiv√≠duo e sua extens√£o, o pensamento r√°pido e estimulando o desenvolvimento de m√ļltiplas intelig√™ncias e a express√£o da pluralidade cultural.

Dança

Desperta nos usu√°rios a comunica√ß√£o com o ambiente atrav√©s do corpo, transmitindo suas experi√™ncias e sentimentos, capacidades corporais, express√£o de forma √≠ntima com o meio e com o outro, despertar as express√Ķes corporais de si e das pessoas que o cercam, estimulando as rela√ß√Ķes sociais, interagindo com a sociedade e com o meio a partir da dan√ßa e suas express√Ķes.

Esporte/Recreação

Desperta nos usuários as individualidades, a formação para a cidadania, a pratica social e princípios sociais, morais e éticos. Vivenciando experiências por meio das atividades esportivas e recreativas, relacionar-se e conviver em grupo, administrando conflitos por meio do diálogo e conversa assertiva, compartilhando outros modos de pensar, agir e atuar dentro do grupo e fora dele.

Inform√°tica

A relev√Ęncia do trabalho com as tecnologias justificam-se por estas despertarem nos usu√°rios um novo jeito de ver o mundo, novas formas de intera√ß√£o social e m√≠dias sociais, levando os usu√°rios √† globaliza√ß√£o, interagir e competir com igualdade de oportunidade no mundo digital. Transformando os usu√°rios em pessoas mais capacitadas para o mundo, podendo ter oportunidades de escolha e tomadas de decis√Ķes, a partir do acesso aos direitos sociais atrav√©s da ferramenta tecnol√≥gica.

Jogos/Brincadeiras

A relev√Ęncia do trabalho dentro de jogos e brincadeiras dar-se-√° por estes despertarem no usu√°rio conex√Ķes cerebrais de pensamento e resolu√ß√£o de problemas, socializa√ß√£o e aprendizagem de novos conhecimentos que contribuem para os processos cognitivos e s√≥cio afetivos.

Karate

A relev√Ęncia do trabalho com express√Ķes de artes marciais justificam-se por esta despertar nos usu√°rios valores sociais, humildade, conhecer direitos e deveres, estabelecer limites, ter controle sobre si controlando a euforia e a agressividade canalizando-as para a pr√°tica da arte. Despertando no usu√°rio atrav√©s da pratica a coordena√ß√£o motora, os reflexos, destreza e execu√ß√£o de movimentos corporais, emo√ß√Ķes e sentimentos, aprender a lidar com vit√≥rias e derrotas e socializa√ß√£o com o outro. Buscando a amplia√ß√£o das capacidades protetivas e supera√ß√£o de suas dificuldades de conv√≠vio e experimentar o processo de forma√ß√£o de interc√Ęmbio com grupos de outras localidades e faixas et√°rias semelhantes.

Musicalização/instrumentalização

A relev√Ęncia do trabalho com express√Ķes de musicaliza√ß√£o e instrumentaliza√ß√£o justificam-se por estas despertarem nos usu√°rios a forma√ß√£o do car√°ter, aptid√Ķes cognitivas, a constru√ß√£o de liga√ß√Ķes familiares, rela√ß√Ķes sociais, mudan√ßas s√≥cio culturais, a socializa√ß√£o. Fomentando no usu√°rio as capacidades de desenvolvimento do racioc√≠nio, concentra√ß√£o, bem estar, equil√≠brio e refor√ßando no ser humano os la√ßos sociais e os v√≠nculos afetivos. Buscando vivenciar experi√™ncias que por meio da musicaliza√ß√£o e da instrumentaliza√ß√£o possam fortalecer os v√≠nculos familiares e sociais, dentro de seus interesses, necessidades e possibilidades.

Espaço para tarefas escolares

Espaço para que o usuário realize as atividades escolares com acompanhamento de educador e auxílio de pesquisa na rede, quando assim se fizer necessário. Buscando contribuir para a inserção, reinserção e permanência do usuário no sistema educacional, complementando a ação da família, possibilitando a ampliação do universo informacional.

Resultados

Mediar aprendizagem para o ser, provocando mudan√ßas, estimulando a crian√ßa e ou adolescente a perceber-se como ser e buscando a transforma√ß√£o social. A inten√ß√£o de realizar um trabalho gratuito e direcionado ao atendimento global √† crian√ßa e ao adolescente em situa√ß√£o de vulnerabilidade social: Conflito, preconceito/discrimina√ß√£o, abandono, aparta√ß√£o. Confinamento, isolamento e viol√™ncia, assegurar direitos sociais e promov√™-las a obterem melhores condi√ß√Ķes de vida.