SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

INFORMAÇÕES SOBRE A PARCERIA COM A SEDES

Termo 19/2016 parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal

Nº do Processo SEI: 431.00010713/2017-12

Organização Social: Centro Social Luterano Cantinho do Girassol – CSLCG

CNPJ: 00.097.790/0002-56

Data da celebração do termo: 01/07/2016

Vigência: 01/06/2016 a 30/06/2022

Vigência do Termo Aditivo: 01/07/2022 a 30/06/2023

Situação: em execução

Objeto da parceria: assegurar o atendimento ao público de 240 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no regime de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e apoio sócio familiar com gratuidade no atendimento; contribuir para a prática do protagonismo infanto-juvenil, preparando crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, pautado em valores humanos, éticos e solidários; construir uma formação de atitudes e valores éticos e religioso-cristão; e, promover a assistência social, garantindo os direitos fundamentais da criança e do adolescentes como: proteção à vida e promoção de saúde, alimentação, educação, convivência familiar e comunitária. (Estatuto da Criança e do Adolescente, art 4º).

A quantidade de vagas pactuada no Termo 19/2016 é de 240. O público alvo da parceria são crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos.

Valor total da parceria:
R$ 6.515.935,20 (seis milhões, quinhentos e quinze mil, novecentos e trinta e cinco reais e vinte centavos).
Valores liberados desde o início da parceria
De 01/06/2016 a 01/06/2023: R$ 6.515.935,20 (seis milhões, quinhentos e quinze mil, novecentos e trinta e cinco reais e vinte centavos).
Prestação de contas
Data prevista para apresentação do Relatório Anual/Final de Execução do Objeto: prazo de até 90 dias após o encerramento do exercício.

Data em que foi apresentada:

Prazo para análise: o prazo para apreciação pela administração pública é de até 150 dias, contados da data de seu recebimento ou do cumprimento da diligência por ela determinada, prorrogável justificadamente por igual período.

Resultado conclusivo: Aguardando o julgamento pelo Administrador Público.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

ExercícioSolicitação/açãoPrazo normativoData realConclusão/Julgamento
1º (2016/2017)Apresentação da prestação de contas pela OSC28/09/201729/09/2017N/A
1º (2016/2017)Apreciação de contas pelo gestor27/12/201728/02/2018Recomenda aprovação integral (5660549)
1º (2016/2017)Julgamento de contas pela autoridade competente25/02/201803/07/2018APROVAÇÃO (9724042)
2º (2017/2018)Apresentação da prestação de contas pela OSC28/09/201807/11/2018N/A
2º (2017/2018)Apreciação de contas pelo gestor27/12/201828/02/2019Recomenda aprovação com ressalvas (17471633)
2º (2017/2018)Julgamento de contas pela autoridade competente25/02/201925/09/2019APROVAÇÃO (28488879)
3º (2018/2019)Apresentação da prestação de contas pela OSC28/09/201930/09/2019N/A
3º (2018/2019)Apreciação de contas pelo gestor27/12/201921/01/2020Recomenda aprovação integral (34367159)
3º (2018/2019)Julgamento de contas pela autoridade competente25/02/2020PENDENTEPENDENTE
4º (2019/2020)Apresentação da prestação de contas pela OSC28/09/202012/03/2021N/A
4º (2019/2020)Apreciação de contas pelo gestor27/12/202015/03/2021Recomenda aprovação com ressalvas (57905244)
4º (2019/2020)Julgamento de contas pela autoridade competente25/02/2021PENDENTEPENDENTE
5º (2020/2021)Apresentação da prestação de contas pela OSC28/09/202127/10/2021N/A
5º (2020/2021)Apreciação de contas pelo gestor27/12/202111/02/2022Recomenda aprovação com ressalvas (79928965)
5º (2020/2021)Julgamento de contas pela autoridade competente25/02/2022PENDENTEPENDENTE
6º (2021/2022)Apresentação da prestação de contas pela OSC28/09/2022DENTRO DO PRAZON/A
6º (2021/2022)Apreciação de contas pelo gestor27/12/2022DENTRO DO PRAZODENTRO DO PRAZO
6º (2021/2022)Julgamento de contas pela autoridade competente25/02/2023DENTRO DO PRAZODENTRO DO PRAZO

Mês de referênciaValor da parcela (R$)Total liberado (R$)Data do crédito em conta corrente
Julho/202181.986,404.497.336,0015/07/2021
Agosto/202181.986,404.579.332,4002/08/2021
Setembro/202181.986,404.661.308,8002/09/2021
Outubro/202181.986,404.743.295,2013/12/2021
Novembro/202181.986,404.825.281,6014/12/2021
Dezembro/202181.986,404.907.268,0014/12/2021
Janeiro/202281.986,404.989.254,4021/01/2022
Fevereiro/202281.986,405.071.240,8004/03/2022
Março/202281.986,405.153.227,2004/03/2022
Abril/202281.986,405.235.213,6006/05/2022
Maio/202281.986,405.317.200,0006/05/2022
Junho/202281.986,405.399.186,4001/06/2022
Julho/202293.062,405.492.248,8013/07/2022
Agosto/202293.062,405.585.311,2001/08/2022
Setembro/202293.062,405.678.373,6001/09/2022
Outubro/202293.062,405.771.436,0003/10/2022
Novembro/202293.062,405.864.498,4019/12/2022
Dezembro/202293.062,405.957.560,8019/12/2022
Janeiro/202393.062,406.050.623,2020/01/2023
Fevereiro/202393.062,406.143.685,6008/02/2023
Março/202393.062,406.236.748,0014/03/2023
Abril/202393.062,406.329.810,4003/04/2023
Maio/202393.062,406.422.872,8004/05/2023
Junho/202393.062,406.515.935,2001/06/2023
Atualizado em 06/06/2023

EQUIPE DE TRABALHO (remunerada por meio de recurso oriundo do termo com a SEDES a partir de 01/07/2022)

FunçãoQuantidadeRemuneração por profissional, valor bruto (R$)Remuneração junho/2023 de todos os profissionais por função
Assistente Social14.575,764.575,76
Psicólogo (a)24.172,358.344,69
Orientador (a) Social102.949,6328.836,74
Pedagogo (a)17.506,397.506,39
Coordenador (a) Geral19.572,099.572,09
Cozinheiro (a)12.382,922.382,92
Auxiliar de Cozinha22.251,874.290,94
Auxiliar de Serviços Gerais32.295,296.268,37
Assistente Administrativo (a)14.347,094.347,09
Porteiro (a)12.108,952.108,95
Auxiliar de Manutenção13.678,753.678,75
TOTAL2481.912,68
Atualizado em 06/06/2023

Titular da Gestão da Parceria: Hiana Ribeiro Cazimiro

Suplente da Gestão da Parceria: Ariana Maria de Souza Siqueira

Termo de Colaboração 19-2016

Plano de Trabalho

REFORMAS NO PRÉDIO DO SCFV

OBJETIVOS DA PARCERIA

Assegurar o atendimento gratuito no período contrário ao da escola às crianças e adolescentes, complementando a ação da família. Os atendimentos seguem divididos de acordo com as faixas etárias, quantitativo e oficinas construtivas, sendo realizado um planejamento mensal de acordo com as ações e percursos por atividades.

Esse atendimento visa a desenvolver atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer, que venham a garantir a aquisição progressiva aos usuários a fim de prevenir juntamente com as famílias a ocorrência de situações de risco social, fortalecer os vínculos familiares incentivando a socialização e a convivência social e comunitária, buscando o enfrentamento da vulnerabilidade e o desenvolvimento de ações inter-geracionais por meio de atividades transdisciplinares dentro das oficinas ofertadas, sendo essas:

Natal 2021

Entrega de presentes
Feliz Natal a todas as famílias

Artes/Artesanato/Reciclagem

A relevância do trabalho com expressões artísticas justificam-se por estas trabalharem o sentimento, a capacidade criadora, desenvolvimento do raciocínio, imaginação e a percepção, bem como oferecem ricas oportunidades para o desenvolvimento humano. Despertando nos usuários as habilidades de pensamento artístico, ampliação da sensibilidade, reflexão, linguagem, aprender a apreciar e refletir sobre as formas da natureza, manifestação das emoções e da personalidade.

Capoeira

A relevância do trabalho com a expressão cultural brasileira justifica-se por esta despertar os limites corporais e espaciais, limite do meu corpo e espaço, e seu corpo e seu espaço, preocupação com o outro, busca da harmonia no jogo de capoeira, ordem e disciplina. Despertando nos usuários a visão do indivíduo e sua extensão, o pensamento rápido e estimulando o desenvolvimento de múltiplas inteligências e a expressão da pluralidade cultural.

Dança

Desperta nos usuários a comunicação com o ambiente através do corpo, transmitindo suas experiências e sentimentos, capacidades corporais, expressão de forma íntima com o meio e com o outro, despertar as expressões corporais de si e das pessoas que o cercam, estimulando as relações sociais, interagindo com a sociedade e com o meio a partir da dança e suas expressões.

Esporte/Recreação

Desperta nos usuários as individualidades, a formação para a cidadania, a pratica social e princípios sociais, morais e éticos. Vivenciando experiências por meio das atividades esportivas e recreativas, relacionar-se e conviver em grupo, administrando conflitos por meio do diálogo e conversa assertiva, compartilhando outros modos de pensar, agir e atuar dentro do grupo e fora dele.

Informática

A relevância do trabalho com as tecnologias justificam-se por estas despertarem nos usuários um novo jeito de ver o mundo, novas formas de interação social e mídias sociais, levando os usuários à globalização, interagir e competir com igualdade de oportunidade no mundo digital. Transformando os usuários em pessoas mais capacitadas para o mundo, podendo ter oportunidades de escolha e tomadas de decisões, a partir do acesso aos direitos sociais através da ferramenta tecnológica.

Jogos/Brincadeiras

A relevância do trabalho dentro de jogos e brincadeiras dar-se-á por estes despertarem no usuário conexões cerebrais de pensamento e resolução de problemas, socialização e aprendizagem de novos conhecimentos que contribuem para os processos cognitivos e sócio afetivos.

Karate

Desperta no usuário através da prática a coordenação motora, os reflexos, destreza e execução de movimentos corporais, emoções e sentimentos, aprender a lidar com vitórias e derrotas e socialização com o outro. Buscando a ampliação das capacidades protetivas e superação de suas dificuldades de convívio e experimentar o processo de formação de intercâmbio com grupos de outras localidades e faixas etárias semelhantes.

Musicalização/instrumentalização

A música fomenta no usuário as capacidades de desenvolvimento do raciocínio, concentração, bem estar, equilíbrio e reforça no ser humano os laços sociais e os vínculos afetivos. Buscando vivenciar experiências que por meio da musicalização e da instrumentalização possam fortalecer os vínculos familiares e sociais, dentro de seus interesses, necessidades e possibilidades.

Espaço para tarefas escolares

Espaço para que o usuário realize as atividades escolares com acompanhamento de educador e auxílio de pesquisa na rede, quando assim se fizer necessário. Buscando contribuir para a inserção, reinserção e permanência do usuário no sistema educacional, complementando a ação da família, possibilitando a ampliação do universo informacional.

Resultados

Mediar aprendizagem para o ser, provocando mudanças, estimulando a criança e ou adolescente a perceber-se como ser e buscando a transformação social. A intenção de realizar um trabalho gratuito e direcionado ao atendimento global à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social: Conflito, preconceito/discriminação, abandono, apartação. Confinamento, isolamento e violência, assegurar direitos sociais e promovê-las a obterem melhores condições de vida.