Educação Infantil

A educação é um processo social, é desenvolvimento.

Não é a preparação para a vida, é a própria vida.

John Dewey

INFORMA√á√ēES SOBRE A PARCERIA COM A SEDF

Termo 119/2017 parceria com a Secretaria de Estado de Educação

Data de celebração do termo: 09/08/2017

N¬ļ do Processo SEI: 080.008426/2017

Situação: em execução

Vigência: 08/02/2022

Organização Social: Centro Social Luterano Cantinho do Girassol РCSLCG

CNPJ: 00.097.790/0002-56

Objeto da parceria: oferta gratuita de Educação Infantil, em parceria com a SEEDF, a crianças de 1 a 3 anos de idade, por meio de prédio próprio, em jornada de tempo integral de 10 (dez) horas diárias, das 07h às 17h, de segunda à sexta-feira, para atendimento à demanda de ensino no Distrito Federal, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, psicológico, linguístico, intelectual e social.

Valor total da parceria:
1¬ļ Termo 119/2017 de 09/08/2017 a 08/02/2022: R$ 10.132.021,62 (dez milh√Ķes, cento e trinta e dois mil, vinte e um reais e sessenta e dois centavos).  
Valores liberados desde o início da parceria
De 09/08/2017 a 09/07/2021: R$ 9.303.211,97 (nove milh√Ķes, trezentos e tr√™s mil, duzentos e onze reais e noventa e sete centavos).  
Prestação de contas
Data prevista para apresentação: relatório de execução do objeto no prazo de 90 (noventa) dia após o término da parceria, prorrogável por até 30 (trinta) dias mediante solicitação justificada.

Prazo para an√°lise: o prazo para aprecia√ß√£o pela administra√ß√£o p√ļblica √© de at√© 150 dias, contados da data de seu recebimento ou do cumprimento da dilig√™ncia por ela determinada, prorrog√°vel justificadamente por igual per√≠odo.

EQUIPE DE TRABALHO (remunerada por meio de recurso oriundo do termo com a SEEDF a partir de 01/07/2021

FunçãoQuantidadeRemuneração (R$)Remuneração referente ao exercício vigente (incluindo encargos trabalhistas, quando houver)
Diretor (a) Pedagógico (a) 44h14880,5876.207,32
Coordenador (a) Pedagógico (a) 44h14880,5876.207,32
Professor (a) 30 h112762,55492.383,16
Monitor (a) 44h291577,04742.467,48
Secret√°rio (a) Escolar 44h12645,8041.312,52
Nutricionista 44h14880,5876.207,32
Porteiro (a) 12×3611243,9219423,08
Cozinheiro (a) 44h21498,6448.588,72
Auxiliar de Serviços Gerais 44h41209,5782.910,04
Agente de Seguran√ßa Patrimonial/ Vigia 12×3622119,4767.784,52
Motorista 44h12127,7533.223,56
Assistente Administrativo (a) 44h32946,11138.005,16
Psicólogo (a) 44h14880,5876.207,32
Auxiliar de cozinha 44h21209,5740.065,36
Auxiliar de Serviços Gerais/ Lavanderia 44h11209,5718.886,68

Comiss√£o Gestora: Viviane Monteiro de Figueiredo e Tatiana Marques Cardoso

OBJETIVO DO CONVÊNIO

Garantia de atendimento GRATUITO pela institui√ß√£o por meio da SEDF a 275 (duzentas e setenta e cinco crian√ßas, de ambos os sexos) no Servi√ßo de Educa√ß√£o Infantil, primeiro n√≠vel de educa√ß√£o b√°sica, compreendendo a faixa et√°ria de 01 a 03 anos em jornada de tempo integral de 10 (dez) horas di√°rias, de 7:00 √†s 17:00 horas, de segunda √† sexta-feira. Com a perspectiva de buscar por meio de a√ß√Ķes pedag√≥gicas a realiza√ß√£o de atividades com foco na estimula√ß√£o, no l√ļdico e no desenvolvimento integral, proporcionando um atendimento que contribua a crescerem como cidad√£os norteados pelos fins b√°sicos da educa√ß√£o formal prevista na LDB, Instru√ß√£o Normativa n¬ļ. 01/2005-CGDF.

META PROPOSTA

Realizar a pr√°tica pedag√≥gica, viabilizar orienta√ß√£o e apoio s√≥cio ‚Äď familiar, oferecer acompanhamento psicol√≥gico, nutricional e assist√™ncia religiosa sem proselitismo.

Diariamente √© realizada pela equipe t√©cnica (diretora pedag√≥gica, assistente social, psic√≥logo, nutricionista, coordenadora pedag√≥gica, professores e monitores) a recep√ß√£o e o acolhimento das crian√ßas e fam√≠lias. Esta atividade visa √† aproxima√ß√£o entre fam√≠lias / crian√ßas / educadores, possibilitando um ambiente harm√īnico de integra√ß√£o, seguran√ßa, prote√ß√£o, confian√ßa, troca de experi√™ncias, esclarecimentos de rotinas e observa√ß√£o entre os professores, monitores e os respons√°veis pelas crian√ßas.

No intuito de interagir e brincar, cuidar e educar s√£o realizadas as a√ß√Ķes e presta√ß√£o de assist√™ncia como atividades rotineiras e di√°rias sendo higiene, alimenta√ß√£o balanceada com cinco refei√ß√Ķes, atividades l√ļdico-pedag√≥gicas, acompanhamento nutricional, assist√™ncia psicol√≥gica e assist√™ncia religiosa sem proselitismo.

Na √°rea pedag√≥gica as atividades s√£o planejadas semanalmente pelos professores, avaliadas e supervisionadas pela coordenadora pedag√≥gica durante as coordena√ß√Ķes que acontecem duas vezes por semana no total de 5 horas semanais.

Cotidianamente, na √°rea de Educa√ß√£o Infantil as a√ß√Ķes s√£o realizadas de acordo com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que emergem dos princ√≠pios √©ticos, est√©ticos e pol√≠ticos expressos nas DCNEI (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer) os Campos de Experi√™ncias  e Objetivos de Aprendizagens do  Curr√≠culo em Movimento da Educa√ß√£o Infantil do Distrito Federal inclusos nos Eixos Transversais: Educa√ß√£o para a Diversidade/Cidadania e  Educa√ß√£o em e para os Direitos Humanos/ Educa√ß√£o para a Sustentabilidade e Eixos Integradores (Cuidar e Educar, Brincar e Interagir) como: O eu, o outro e o n√≥s; Corpo, gestos e movimentos; Tra√ßos, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imagina√ß√£o; Espa√ßos, tempos, quantidades, rela√ß√Ķes e transforma√ß√Ķes

Semanalmente tamb√©m s√£o realizadas reuni√Ķes pedag√≥gicas com as monitoras no total de 2 horas semanais (segunda-feira das 08h √†s 10h) para melhor organiza√ß√£o do trabalho e aprendizado das crian√ßas.

As reuni√Ķes t√©cnicas (constitu√≠das por coordenador geral, diretora pedag√≥gica, coordenadoras pedag√≥gicas, assistente social, nutricionista, secret√°ria escolar, administra√ß√£o e psic√≥loga) para acompanhamento e avalia√ß√£o do trabalho s√£o realizadas conforme a demanda.

São realizadas diariamente pelas professoras, conforme a proposta da missão institucional a realização dos momentos de meditação e louvor para os educandos (sem proselitismo).

As atividades l√ļdicas e recreativas ocorrem diariamente para as crian√ßas por meio de jogos e brincadeiras, nos ambientes de sala de atividades, p√°tio, parque, quadra poli esportiva, sol√°rio, sala de leitura, gramado e brinquedoteca. De forma l√ļdica, tais atividades t√™m o objetivo de apreender o tema trabalhado de acordo com o Curr√≠culo em Movimento da Educa√ß√£o Infantil do Distrito Federal), PPP, calend√°rio institucional e o documento Orienta√ß√Ķes Pedag√≥gicas para as Institui√ß√Ķes Educacionais Parceiras que ofertam Educa√ß√£o Infantil.

VII PLENARINHA ‚ÄúBRINCANDO E ENCANTANDO COM HIST√ďRIAS

REFLEX√ÉO…