A educação é um processo social, é desenvolvimento.
Não é a preparação para a vida, é a própria vida.
John Dewey
Termo 119/2017 parceria com a Secretaria de Estado de Educação
Data de celebração do termo: 09/08/2017
Nº do Processo SEI: 080.008426/2017
Situação: em execução
Vigência: 08/02/2022
Organização Social: Centro Social Luterano Cantinho do Girassol – CSLCG
CNPJ: 00.097.790/0002-56
Objeto da parceria: oferta gratuita de Educação Infantil, em parceria com a SEEDF, a crianças de 1 a 3 anos de idade, por meio de prédio próprio, em jornada de tempo integral de 10 (dez) horas diárias, das 07h às 17h, de segunda à sexta-feira, para atendimento à demanda de ensino no Distrito Federal, a fim de promover o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, psicológico, linguístico, intelectual e social.
Valor total da parceria: 1º Termo 119/2017 de 09/08/2017 a 08/02/2022: R$ 10.132.021,62 (dez milhões, cento e trinta e dois mil, vinte e um reais e sessenta e dois centavos). | Valores liberados desde o início da parceria De 09/08/2017 a 09/07/2021: R$ 9.303.211,97 (nove milhões, trezentos e três mil, duzentos e onze reais e noventa e sete centavos). | Prestação de contas Data prevista para apresentação: relatório de execução do objeto no prazo de 90 (noventa) dia após o término da parceria, prorrogável por até 30 (trinta) dias mediante solicitação justificada. Prazo para análise: o prazo para apreciação pela administração pública é de até 150 dias, contados da data de seu recebimento ou do cumprimento da diligência por ela determinada, prorrogável justificadamente por igual período. |
Função | Quantidade | Remuneração (R$) | Remuneração referente ao exercício vigente (incluindo encargos trabalhistas, quando houver) |
Diretor (a) Pedagógico (a) 44h | 1 | 4880,58 | 76.207,32 |
Coordenador (a) Pedagógico (a) 44h | 1 | 4880,58 | 76.207,32 |
Professor (a) 30 h | 11 | 2762,55 | 492.383,16 |
Monitor (a) 44h | 29 | 1577,04 | 742.467,48 |
Secretário (a) Escolar 44h | 1 | 2645,80 | 41.312,52 |
Nutricionista 44h | 1 | 4880,58 | 76.207,32 |
Porteiro (a) 12×36 | 1 | 1243,92 | 19423,08 |
Cozinheiro (a) 44h | 2 | 1498,64 | 48.588,72 |
Auxiliar de Serviços Gerais 44h | 4 | 1209,57 | 82.910,04 |
Agente de Segurança Patrimonial/ Vigia 12×36 | 2 | 2119,47 | 67.784,52 |
Motorista 44h | 1 | 2127,75 | 33.223,56 |
Assistente Administrativo (a) 44h | 3 | 2946,11 | 138.005,16 |
Psicólogo (a) 44h | 1 | 4880,58 | 76.207,32 |
Auxiliar de cozinha 44h | 2 | 1209,57 | 40.065,36 |
Auxiliar de Serviços Gerais/ Lavanderia 44h | 1 | 1209,57 | 18.886,68 |
Comissão Gestora: Viviane Monteiro de Figueiredo e Tatiana Marques Cardoso
Garantia de atendimento GRATUITO pela instituição por meio da SEDF a 275 (duzentas e setenta e cinco crianças, de ambos os sexos) no Serviço de Educação Infantil, primeiro nível de educação básica, compreendendo a faixa etária de 01 a 03 anos em jornada de tempo integral de 10 (dez) horas diárias, de 7:00 às 17:00 horas, de segunda à sexta-feira. Com a perspectiva de buscar por meio de ações pedagógicas a realização de atividades com foco na estimulação, no lúdico e no desenvolvimento integral, proporcionando um atendimento que contribua a crescerem como cidadãos norteados pelos fins básicos da educação formal prevista na LDB, Instrução Normativa nº. 01/2005-CGDF.
Realizar a prática pedagógica, viabilizar orientação e apoio sócio – familiar, oferecer acompanhamento psicológico, nutricional e assistência religiosa sem proselitismo.
Diariamente é realizada pela equipe técnica (diretora pedagógica, assistente social, psicólogo, nutricionista, coordenadora pedagógica, professores e monitores) a recepção e o acolhimento das crianças e famílias. Esta atividade visa à aproximação entre famílias / crianças / educadores, possibilitando um ambiente harmônico de integração, segurança, proteção, confiança, troca de experiências, esclarecimentos de rotinas e observação entre os professores, monitores e os responsáveis pelas crianças.
No intuito de interagir e brincar, cuidar e educar são realizadas as ações e prestação de assistência como atividades rotineiras e diárias sendo higiene, alimentação balanceada com cinco refeições, atividades lúdico-pedagógicas, acompanhamento nutricional, assistência psicológica e assistência religiosa sem proselitismo.
Na área pedagógica as atividades são planejadas semanalmente pelos professores, avaliadas e supervisionadas pela coordenadora pedagógica durante as coordenações que acontecem duas vezes por semana no total de 5 horas semanais.
Cotidianamente, na área de Educação Infantil as ações são realizadas de acordo com os direitos de aprendizagem e desenvolvimento que emergem dos princípios éticos, estéticos e políticos expressos nas DCNEI (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e se conhecer) os Campos de Experiências e Objetivos de Aprendizagens do Currículo em Movimento da Educação Infantil do Distrito Federal inclusos nos Eixos Transversais: Educação para a Diversidade/Cidadania e Educação em e para os Direitos Humanos/ Educação para a Sustentabilidade e Eixos Integradores (Cuidar e Educar, Brincar e Interagir) como: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Semanalmente também são realizadas reuniões pedagógicas com as monitoras no total de 2 horas semanais (segunda-feira das 08h às 10h) para melhor organização do trabalho e aprendizado das crianças.
As reuniões técnicas (constituídas por coordenador geral, diretora pedagógica, coordenadoras pedagógicas, assistente social, nutricionista, secretária escolar, administração e psicóloga) para acompanhamento e avaliação do trabalho são realizadas conforme a demanda.
São realizadas diariamente pelas professoras, conforme a proposta da missão institucional a realização dos momentos de meditação e louvor para os educandos (sem proselitismo).
As atividades lúdicas e recreativas ocorrem diariamente para as crianças por meio de jogos e brincadeiras, nos ambientes de sala de atividades, pátio, parque, quadra poli esportiva, solário, sala de leitura, gramado e brinquedoteca. De forma lúdica, tais atividades têm o objetivo de apreender o tema trabalhado de acordo com o Currículo em Movimento da Educação Infantil do Distrito Federal), PPP, calendário institucional e o documento Orientações Pedagógicas para as Instituições Educacionais Parceiras que ofertam Educação Infantil.