SCFV РServiço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

INFORMA√á√ēES SOBRE A PARCERIA COM A SEDES

Termo 19/2016 parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social do Distrito Federal

N¬ļ do Processo SEI: 431.00010713/2017-12

Organização Social: Centro Social Luterano Cantinho do Girassol РCSLCG

CNPJ: 00.097.790/0002-56

Data da celebração do termo: 01/07/2016

Vigência: 01/06/2016 a 30/06/2022

Situação: em execução

Objeto da parceria: assegurar o atendimento ao p√ļblico de 240 crian√ßas e adolescentes em situa√ß√£o de vulnerabilidade no regime de Servi√ßo de Conviv√™ncia e Fortalecimento de V√≠nculos e apoio s√≥cio familiar com gratuidade no atendimento; contribuir para a pr√°tica do protagonismo infanto-juvenil, preparando crian√ßas e adolescentes para o exerc√≠cio da cidadania, pautado em valores humanos, √©ticos e solid√°rios; construir uma forma√ß√£o de atitudes e valores √©ticos e religioso-crist√£o; e, promover a assist√™ncia social, garantindo os direitos fundamentais da crian√ßa e do adolescentes como: prote√ß√£o √† vida e promo√ß√£o de sa√ļde, alimenta√ß√£o, educa√ß√£o, conviv√™ncia familiar e comunit√°ria. (Estatuto da Crian√ßa e do Adolescente, art 4¬ļ).

A quantidade de vagas pactuada no Termo 19/2016 √© de 240. O p√ļblico alvo da parceria s√£o crian√ßas e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos.

Valor total da parceria:
R$ 5.399.186,40 (cinco milh√Ķes, trezentos e noventa e nove mil cento e oitenta e seis reais e quarenta centavos).
Valores liberados desde o início da parceria

De 01/06/2016 a 31/12/2021: R$ 4.907.268,00 (quatro milh√Ķes, novecentos e sete mil, duzentos e sessenta e oito reais). ¬†
Prestação de contas
Data prevista para apresentação do Relatório Anual/Final de Execução do Objeto: prazo de até 90 dias após o encerramento do exercício.

Data em que foi apresentada:

Prazo para an√°lise: o prazo para aprecia√ß√£o pela administra√ß√£o p√ļblica √© de at√© 150 dias, contados da data de seu recebimento ou do cumprimento da dilig√™ncia por ela determinada, prorrog√°vel justificadamente por igual per√≠odo.

Resultado conclusivo: Aguardando o julgamento pelo Administrador P√ļblico.
Mês de referênciaValor da parcela (R$)Total liberado (R$)Data do crédito em conta corrente
Julho/202181.986,404.497.336,0015/07/2021
Agosto/202181.986,404.579.332,4002/08/2021
Setembro/202181.986,404.661.308,8002/09/2021
Outubro/202181.986,404.743.295,2013/12/2021
Novembro/202181.986,404.825.281,6014/12/2021
Dezembro/202181.986,404.907.268,0014/12/2021
O recurso de janeiro/2022 não foi transferido até a presente data.

EQUIPE DE TRABALHO (remunerada por meio de recurso oriundo do termo com a SEDES a partir de 01/07/2021)

FunçãoQuantidadeRemuneração por profissional, valor bruto (R$)Remuneração referente ao exercício vigente (incluindo encargos trabalhistas) por profissionalRemuneração 2021 de todos os profissionais por função
Assistente Social15.028,0860.336,9660.336,96
Psicólogo (a)23.614,2643.371,1287.462,24
Orientador (a) Social102.459,3929.512,68295.126,80
Pedagogo (a)16.585,1579.021,8079.021,80
Coordenador (a) Geral18.414,22100.970,64100.970,64
Cozinheiro (a)12.249,6026.995,2026.995,20
Auxiliar de Cozinha21.700,1320.401,5640.803,12
Auxiliar de Serviços Gerais31.693,1420.317,6860.953,04
Assistente Administrativo (a)13.990,1947.882,2847.882,28
Porteiro (a)12.079,2724.951,2424.951,24
Auxiliar de Manutenção12.998,0735.976,8435.976,84

Titular da Gest√£o da Parceria: Hiana Ribeiro Cazimiro

Suplente da Gest√£o da Parceria: Ariana Maria de Souza Siqueira

OBJETIVOS DA PARCERIA

Assegurar o atendimento gratuito no per√≠odo contr√°rio ao da escola √†s crian√ßas e adolescentes, complementando a a√ß√£o da fam√≠lia. Os atendimentos seguem divididos de acordo com as faixas et√°rias, quantitativo e oficinas construtivas, sendo realizado um planejamento mensal de acordo com as a√ß√Ķes e percursos por atividades.

Esse atendimento visa a desenvolver atividades esportivas, culturais, art√≠sticas e de lazer, que venham a garantir a aquisi√ß√£o progressiva aos usu√°rios a fim de prevenir juntamente com as fam√≠lias a ocorr√™ncia de situa√ß√Ķes de risco social, fortalecer os v√≠nculos familiares incentivando a socializa√ß√£o e a conviv√™ncia social e comunit√°ria, buscando o enfrentamento da vulnerabilidade e o desenvolvimento de a√ß√Ķes inter-geracionais por meio de atividades transdisciplinares dentro das oficinas ofertadas, sendo essas:

Natal 2021

Entrega de presentes
Feliz Natal a todas as famílias

Artes/Artesanato/Reciclagem

A relev√Ęncia do trabalho com express√Ķes art√≠sticas justificam-se por estas trabalharem o sentimento, a capacidade criadora, desenvolvimento do racioc√≠nio, imagina√ß√£o e a percep√ß√£o, bem como oferecem ricas oportunidades para o desenvolvimento humano. Despertando nos usu√°rios as habilidades de pensamento art√≠stico, amplia√ß√£o da sensibilidade, reflex√£o, linguagem, aprender a apreciar e refletir sobre as formas da natureza, manifesta√ß√£o das emo√ß√Ķes e da personalidade.

Capoeira

A relev√Ęncia do trabalho com a express√£o cultural brasileira justifica-se por esta despertar os limites corporais e espaciais, limite do meu corpo e espa√ßo, e seu corpo e seu espa√ßo, preocupa√ß√£o com o outro, busca da harmonia no jogo de capoeira, ordem e disciplina. Despertando nos usu√°rios a vis√£o do indiv√≠duo e sua extens√£o, o pensamento r√°pido e estimulando o desenvolvimento de m√ļltiplas intelig√™ncias e a express√£o da pluralidade cultural.

Dança

Desperta nos usu√°rios a comunica√ß√£o com o ambiente atrav√©s do corpo, transmitindo suas experi√™ncias e sentimentos, capacidades corporais, express√£o de forma √≠ntima com o meio e com o outro, despertar as express√Ķes corporais de si e das pessoas que o cercam, estimulando as rela√ß√Ķes sociais, interagindo com a sociedade e com o meio a partir da dan√ßa e suas express√Ķes.

Esporte/Recreação

Desperta nos usuários as individualidades, a formação para a cidadania, a pratica social e princípios sociais, morais e éticos. Vivenciando experiências por meio das atividades esportivas e recreativas, relacionar-se e conviver em grupo, administrando conflitos por meio do diálogo e conversa assertiva, compartilhando outros modos de pensar, agir e atuar dentro do grupo e fora dele.

Inform√°tica

A relev√Ęncia do trabalho com as tecnologias justificam-se por estas despertarem nos usu√°rios um novo jeito de ver o mundo, novas formas de intera√ß√£o social e m√≠dias sociais, levando os usu√°rios √† globaliza√ß√£o, interagir e competir com igualdade de oportunidade no mundo digital. Transformando os usu√°rios em pessoas mais capacitadas para o mundo, podendo ter oportunidades de escolha e tomadas de decis√Ķes, a partir do acesso aos direitos sociais atrav√©s da ferramenta tecnol√≥gica.

Jogos/Brincadeiras

A relev√Ęncia do trabalho dentro de jogos e brincadeiras dar-se-√° por estes despertarem no usu√°rio conex√Ķes cerebrais de pensamento e resolu√ß√£o de problemas, socializa√ß√£o e aprendizagem de novos conhecimentos que contribuem para os processos cognitivos e s√≥cio afetivos.

Karate

A relev√Ęncia do trabalho com express√Ķes de artes marciais justificam-se por esta despertar nos usu√°rios valores sociais, humildade, conhecer direitos e deveres, estabelecer limites, ter controle sobre si controlando a euforia e a agressividade canalizando-as para a pr√°tica da arte. Despertando no usu√°rio atrav√©s da pratica a coordena√ß√£o motora, os reflexos, destreza e execu√ß√£o de movimentos corporais, emo√ß√Ķes e sentimentos, aprender a lidar com vit√≥rias e derrotas e socializa√ß√£o com o outro. Buscando a amplia√ß√£o das capacidades protetivas e supera√ß√£o de suas dificuldades de conv√≠vio e experimentar o processo de forma√ß√£o de interc√Ęmbio com grupos de outras localidades e faixas et√°rias semelhantes.

Musicalização/instrumentalização

A relev√Ęncia do trabalho com express√Ķes de musicaliza√ß√£o e instrumentaliza√ß√£o justificam-se por estas despertarem nos usu√°rios a forma√ß√£o do car√°ter, aptid√Ķes cognitivas, a constru√ß√£o de liga√ß√Ķes familiares, rela√ß√Ķes sociais, mudan√ßas s√≥cio culturais, a socializa√ß√£o. Fomentando no usu√°rio as capacidades de desenvolvimento do racioc√≠nio, concentra√ß√£o, bem estar, equil√≠brio e refor√ßando no ser humano os la√ßos sociais e os v√≠nculos afetivos. Buscando vivenciar experi√™ncias que por meio da musicaliza√ß√£o e da instrumentaliza√ß√£o possam fortalecer os v√≠nculos familiares e sociais, dentro de seus interesses, necessidades e possibilidades.

Espaço para tarefas escolares

Espaço para que o usuário realize as atividades escolares com acompanhamento de educador e auxílio de pesquisa na rede, quando assim se fizer necessário. Buscando contribuir para a inserção, reinserção e permanência do usuário no sistema educacional, complementando a ação da família, possibilitando a ampliação do universo informacional.

Resultados

Mediar aprendizagem para o ser, provocando mudan√ßas, estimulando a crian√ßa e ou adolescente a perceber-se como ser e buscando a transforma√ß√£o social. A inten√ß√£o de realizar um trabalho gratuito e direcionado ao atendimento global √† crian√ßa e ao adolescente em situa√ß√£o de vulnerabilidade social: Conflito, preconceito/discrimina√ß√£o, abandono, aparta√ß√£o. Confinamento, isolamento e viol√™ncia, assegurar direitos sociais e promov√™-las a obterem melhores condi√ß√Ķes de vida.